2012: 2 anos depois. Durante esse tempo todo sem postar, é claro que senti saudades da Europa. Da comida, do clima, do lirismo...e de todas aquelas diferenças que foram mostradas a mim durante os 8 dias de viagem em set/2010. No entanto, não escrevi como gostaria todos os detalhes e histórias que valeriam postagem aqui. Tantas sensações que mereceriam registro...E nesse sentido, ontem, enquanto revia fotos, reli os posts antigos, revivi muito da viagem. Pensei muita coisa... e senti tanta saudade que não estava cabendo em mim -como ainda não está-. Então aceitei o desafio de reviver minhas memórias e reativar o abroad. :)
Portugal e Espanha tem pra mim um significado diferente, que vai além de belezas ibéricas incontestáveis. Relembrando os posts mais antigos, essa foi uma viagem que fiz com minha avó. Seu pai nasceu no Porto, em Vila Nova de Gaia, e eles eram muito ligados um ao outro. Minha avó sempre carregou o sonho de conhecer (e se reconhecer) nas terras amadas do pai. Dava pra sentir o olhar brilhando todas as vezes que Portugal entrava em pauta nas nossas prosas. Esta seria (e assim foi) uma viagem dedicada a ela, minha avó. Realização de uma vontade íntima que só dentro daquele coração de 81 anos poderia estar, quem sabe, o significado dessa jornada de reconhecimento, que só se realizou no fim dessa sua vida. Hoje, sinto uma gratidão imensa por ter podido acompanhar a doce Dona Lica nessa viagem... e só de relembrar nosso tempo na Europa me emociono.
Esse ano minha doce avó desencarnou. O sentimento é de paz porque com toda a bondade que tinha aquele coração, é só esse tipo de sensação que dá pra sentir por ela. No entanto -e agora entra a parte egoísta-, a saudade aperta às vezes mais que o normal. Saudades de ter aqueles olhos calmos e sábios por perto. Do riso fácil, alegria e vontade de estar com os netos em volta.Era só isso! Ver a nossa felicidade era ver a felicidade dela. Simples! Recordar-me de Portugal é me lembrar da minha avó.E isso está eternizado. Por todos esses motivos, quero voltar a postar aqui. E assim será! Portanto, todos atentos que o show tem que continuar!
A próxima postagem será sobre Guimarães, um Distrito de Braga. É um lugarzinho que nunca mais saiu da minha memória e, assim, não será difícil contar, rs.
ps.: sinto uma leve tendência dos meus textos serem 'mais poéticos' daqui pra frente, no sentido de tentar descrever emoções (que atrevida rs..), sensações, etc. Espero que quem encontrar esse blog por aí possa compartilhar comigo dessas lembranças tão gostosas.
Vila Nova de Gaia vista do Porto - terra do meu bisavô.
Assunto pra mais tarde... Rua (patrimônio da humanidade/UNESCO) em Guimarães, Braga, Portugal
Um beijoo, e até o próximo post (re)inaugural do abroad. ;)
Luma!


Nenhum comentário:
Postar um comentário